sexta-feira, 22 de junho de 2012

BABADORES DE ARRASAR

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork: • Tecidos para patchwork Estilotex ref. 4561 Confeti, na cor 35 vermelha, e ref. 6906 xadrezinho, na cor 14 vermelha
• Tecido de algodão tipo fustão verde
• 20 x 25 cm de nylon dublado (uma parte/costas)
• Linha Cadena para as costuras nas cores verde e BCO
• agulha Darning Corrente Milward nº 9
• 60 cm de tecido vermelho e branco para o viés
• Lápis e papel para molde

Modo de fazer: Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes.
Frente superior –  Junte as duas partes do fustão verde e borde em ponto fantasia as áreas indicadas no risco.
Frente inferior – Junte frente
e costas, direito com direito,
e costure pelas bordas, deixando aberta a parte superior. Revire para o direito. Pesponte a 0,5 cm das bordas usando linha branca
e pegando as duas espessuras
de tecido.
Montagem –
Junte frente e costas, direito sobre direito, e feche a parte superior do babador com o viés, centralizado.

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• Tecido de algodão tipo fustão na cor lilás
• Tecido para patchwork Estilotex ref. 12549, na cor 01 azul-claro com bolinhas
• Tecido para patchwork Estilotex ref. 11901 ref. Patch, na cor 06 lilás)
• 20 x 25 cm de nylon dublado (uma parte/costas)
• Linha Cadena para as costuras nas cores verde, lilás e BCO
• Manta acrílica
• Agulha Darning Corrente Milward nº 9
• Lápis e papel para molde

Modo de fazer:
Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes.
Folha – Junte as duas partes do tecido ref. Patch, intercalando a manta acrílica, e borde em ponto fantasia as áreas indicadas no risco. Se necessário, apare as bordas. Reserve.
Montagem – Junte frente e costas, direito com direito e costure pelas bordas, deixando aberta a borda superior. Revire para o direito.
Pesponte a 0,5 cm das bordas usando linha verde e pegando as duas espessuras de tecido.
Alinhave a folha no canto superior direito. Feche a parte superior com o viés estampado.
Faça o fuxico e prenda-o no centro do babador arrematando com o botão lilás.

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:• Tecido de algodão tipo fustão nas cores verde e laranja
• Tecido para patchwork Estilotex estampado
• 20 x 25 cm de nylon dublado (uma parte/costas)
• Linha Cadena para as costuras nas cores verde e BCO
• Agulha Darning Corrente Milward nº 9
• Lápis e papel para molde

Modo de fazer:
Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes
Frente superior – Borde em ponto fantasia as áreas indicadas no risco. Junte com a parte inferior (laranja).
Montagem – Junte frente e costas, direito com direito, e costure pelas bordas, deixando aberta a parte superior. Revire para o direito. Reserve.
Faça um viés de 60 cm com o tecido estampado.
Feche a parte superior do babador com o viés, centralizado.

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• Tecido de algodão tipo fustão na cor verde
• Tecido para patchwork Estilotex ref. 9957 Patch Green na cor 04 verde
• Piquê branco Estilotex
• 50 cm de sianinha na cor branca
• Dois botões na cor preta
• Dois botões na cor marrom
• Linha Cadena para as costuras nas cores verde e BCO
• Agulha Darning Corrente Milward nº 9
• Um colchete
Lápis e papel para molde

Modo de fazer:
Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes.
Olhos – Costure o piquê na frente das peças de fustão verde.Junte frente e costas, direito com direito e costure as bordas curvas. Reserve.
Frente – Pregue os botões na parte inferior. Junte a parte superior e inferior, direito com direito, intercalando os olhos. Costure e passe à ferro.
Costure os botões pretos prendendo os olhos ao tecido para patchwork.
Montagem – Junte frente e costas, direito com direito, intercalando a sianinha, e costure rente às bordas. Deixe uma abertura para revirar.
Vire para o direito, rebata com o ferro, e feche a abertura com pontos à mão. Prenda o colchete formando o fecho nas costas.

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• Tecido de algodão tipo fustão na cor amarela
• Étamine Estilotex amarelo
• Tecido de algodão Estilotex xadrez rosa
• Piquê branco Estilotex
• Fita de cetim na cor amarela
• Fita de veludo na cor preta
• Dois botões na cor preta
• Linha Cadena para as costuras nas cores amarela, BCO e NGO
• Agulha Darning Corrente Milward nº 9
• Lápis e papel para molde.

Modo de fazer:
Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes.
Frente – Borde a peça em étamine em ponto matiz ou zigue-zague fantasia à máquina. Aplique as bochechas e olhinhos com pontos à mão na parte
em fustão.
Junte a parte superior e inferior com uma costura à máquina.
Costas –  Corte seis tiras da fita de veludo, dobre e alinhave no avesso das costas. Corte duas tiras de 40 cm da fita de cetim e alinhave no avesso das costas.
Montagem – Junte frente e costas, direito com direito, e costure rente às bordas. Deixe uma abertura para revirar. Vire para o direito, rebata com o ferro, e feche a abertura com pontos à mão.

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• Tecido de algodão tipo fustão na cor verde
• Tecido para patchwork Estilotex ref. 12166 Petite na cor 01 amarela
• Tecido para patchwork Estilotex em tons de verde (listrado, xadrez e estampado) e ref. 1366 na cor amarela (sol)
• 20 x 25 cm de nylon dublado (uma parte/costas)
• Manta acrílica
• Linha Cadena para as costuras nas cores verde e BCO
• Agulha Darning Corrente Milward nº 9
• lápis e papel para molde.

Modo de fazer:
Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes.
Frente inferior – Borde em ponto fantasia as áreas indicadas no risco.
Junte com as costas, direito com direito, e costure pelas bordas, deixando aberta a parte superior. Revire para o direito. Reserve.
Frente superior – Junte frente e costas, avesso com avesso, intercalando a manta acrílica. Borde ou costure em ponto fantasia unindo as três espessuras de tecido. Se necessário, apare rente as costuras.
Montagem – Faça um viés de 60 cm com o tecido amarelo (sol).
Feche a parte superior do babador com o viés, centralizado.
Prenda os fuxicos pegando frente e costas do babador.

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• Tecido de algodão tipo fustão nas cores laranja e verde-escuro
• Tecido para patchwork Estilotex ref. 12800 Figuras, na cor 05
• 20 x 25 cm de nylon dublado (uma parte/costas)
• Linha Cadena para as costuras na cor BCO
• Manta acrílica
• Agulha Darning Corrente Milward nº 9
• Lápis e papel para molde

Modo de fazer:
Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes.
Folha – Junte as duas partes do fustão verde-escuro, intercalando a manta acrílica, e borde em ponto fantasia as áreas indicadas no risco. Se necessário, apare as bordas. Reserve.
Montagem – Junte frente e costas, avesso com avesso, e feche as bordas com o viés feito com o tecido estampado.
Alinhave a folha junto à borda superior direita. Feche a parte superior com o viés estampado.

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• Tecido de algodão tipo fustão na cor verde
• Tecido para patchwork Estilotex ref. 12166 Petite na cor 01 amarela
• Tecido para patchwork Estilotex ref. 1366 na cor amarela (sol)
• 20 x 25 cm de nylon dublado (uma parte/costas)
• Linha Cadena para as costuras nas cores verde e BCO
• Agulha Darning Corrente Milward nº 9
• Lápis e papel para molde.

Modo de fazer:
Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes.
Folha – Junte as duas partes do fustão verde e borde em ponto fantasia as áreas indicadas no risco. Se necessário, apare as bordas. Reserve.
Faça um fuxico com o tecido para patchwork Petite. Reserve.
Montagem – Junte frente e costas, avesso com avesso, e feche as bordas com o viés feito com o tecido estampado.
Alinhave a folha junto à borda superior direita.
Feche a parte superior com o viés estampado. Prenda o fuxico na frente, pegando as duas espessuras de tecido.

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• Tecido de algodão tipo fustão na cor verde
• Tecido para patchwork Estilotex ref. 12800 Figuras, na cor 05, e ref. 12548, na cor 03 (lilás)
• 20 x 25 cm de nylon dublado (uma parte/costas)
• Linha Cadena para as costuras na cor BCO
• Três botões na cor preta
• Fita de cetim nº 0 na cor amarelo-claro
• Agulha Darning Corrente Milward nº 9
• Lápis e papel para molde

Modo de fazer:
Copie os riscos no papel e transfira para os tecidos correspondentes.
Frente – Sobreponha a fita de cetim no tecido xadrez e alinhave. Sobreponha essa montagem no tecido verde e costure.
Borde em ponto fantasia conforme indicação nos riscos. Pregue os botões.
Montagem – Junte frente e costas, direito com direito e costure pelas bordas, deixando aberta a borda superior. Revire para o direito. Feche a parte superior com o viés estampado.

FONTE: PORTAL DO ARTESANATO