domingo, 11 de novembro de 2007

DICAS DE COMO TRABALHAR COM E.V.A


Como existem poucos sites sobre E.V.A vou colocar algumas dicas de como usá-lo.
A 1° vez que usei E.V.A detestei, tudo era muito estranho;mas bastou mais uma vez para me apaixonar por ele.

Os novos modelos que saíram no mercado,realmente estão fazendo o maior sucesso.

São eles: o phush que é cheio de pelinhos,o camuflado igual a roupa do exécito,tem listrados,com glitter,com figuras em alto relevo e o cortiça,que é igual a uma rolha de garrafa,todo furadinho.Espero não ter esquecido nenhum!Até o E.V.A tradicional está com a qualidade melhor do que antes.

Com o E.V.A faz-se muita coisa.A maioria das pessoa nem tem idéia da versatilidade do E.V.A.Dá pra fazer :móbile,enfeite de porta,enfeite de porta de maternidade,quadros para quarto infantil,peso para porta,etc....Quero colocar aqui muitos moldes e várias peças feita com esse material barato e delicioso.

Agora, vamos a algumas dicas de como trabalhar com E.V.A.








  • O risco é passado para o e.v.a com lápis bem macio(tipo o da faber castell 6B).Não use carbono,se precisar tirar o molde dos olhos,recorte o espaço dos olhos e depois contorne por dentro.


  • A tesoura para cortar deve ser grande e você deve usar toda a extensão dela para cortar.


  • Você ira perguntar porquê?Por quê quando vc usa uma tesoura pequena e vai cortando de pedaçinhos o E.V.A fica tipo picotado.Ele é muito sensível.


  • Como ele tem altura,não é como uma folha de papel,qualquer erro de corte aparece muito,por isso vc deve ser bastante cuidadosa ao cortar.


  • Para colar,deve se usar uma cola de contato,a famosa cola de sapateiro (eu uso a brascoplast).


  • Essa colas que vendem em papelaria ,no tubinho parecido com cola branca não é boa;além de ser mais cara.


  • No tubo da cola de contato diz que vc precisa passar e esperar 15 minutos para unir um ao outro.Mas não é necessário.Gasta muito tempo (o que já não temos,não é mesmo?).


  • Basta colocar a cola e segurar um pouco para unir.Procure não colocar muita cola, para que não vase para fora.Ela fica amarelada quando seca.


  • Uma das partes mais importantes, quando cola o e.v.a duplo que vai ser enchido com fibra(manta) acrílica,deve-se colocar a cola bem na beiradinha e a quantidade de cola deve ser mais ou menos igual.Por quê? Se vc coloca num pedaço,uma listinha de cola e em outro lugar vc faz uma tira mais larga,quando vc for por a fibra,irá fazer uma dobra,aonde a cola ficou mais grossa.E acreditem no e.v.a aparece pra caramba!


  • O E.V.A aceita tinta acrílica,tinta de tecido,tinta eva,cola multidimensional,cola pano.Eu uso a tinta de tecido.Se precisar passar verniz use o verniz acrílico,ele é mais leve.


  • A caneta para marcações,como pontilhado country,olhos ...deve ser a permanente(caneta para retro-progetor) ou caneta para tecido.Hoje existem quase todas as cores de caneta permanente e vários tipos de ponta,desde a mais fina até a mais grossa.Em algumas publicações indicam a caneta em gel,só que se não cuidar ela borra.


  • Para fazer os furinhos tem um alicate vazador,que custa bem barato em lojas de 1,99

  • Para fazer as maças do rosto usa-se o blash de maquiagem mesmo.

  • Não desista diante da primeira dificuldade,continue em fentre,porque quem tem força de vontade vai longe.

Tenho certeza que seus trabalhos serão lindos,quero ver,heim!!!!




Obs: Estou com um problema,porque meu blog não está aceitando as fotos escaniadas.Então, talvez demore um pouco,para colocar aqui alguns moldes.




10 comentários:

Diva Beatriz disse...

Oi, amiga!! adorei tuas dicas, sempre muito importantes para as iniciantes no EVA. Obrigada, bjoão

Anônimo disse...

Oi Sibele !!
Foi muito legal as dicas que vc deu.
Tenho uma dica para vc tbm . Para cortar peças redondas, (E FICAM UMA BELEZA !)
Vc pega latinhas de massa de tomate, dá uma limada na boca (para afiar) e pronto é só cortar.
Ficam perfeitos os círculos.
Dependendo do tamanho que vc precisar , pode ser utilizado vários tipos de lata( elefante (pequena), pomarola, nescau, e assim por diante.
Abçs

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog!!!
Já o adicionei como favorito!
Suas informações foram muito valiosas para mim, sou estudante de magistério e sou estagiária em uma sala de 1º Período, tudo é muito novo, mas sei que é isso que quero para toda a vida!!
Trabalhei uma vez com EVA e a experiência não foi muito boa, como a sua que você mencionou!!!!
Ainda bem que há pessoas como você na net!!!
É uma iniciativa muito legal!!!

Sucesso pra você!!!!

Daniela Daiane

Anônimo disse...

Olá adorei as dicas..parabéns

gabriela disse...

Oi Sibele, adorei as suas dicas, pois estou querendo comecar a fazer lembrancinhas para vender, e ameiiiii as suas dicas.é mt bom saber que tem alguém que está disposto a nos ajudar, principalmente as iniciantes.
assim que eu fizer as minhas primeiras coisinhas te mando ok??
bjus e fique com deus.
voltarei sempre!!!

Anônimo disse...

Oi, quero iniciar o trabalho com E.V.A e não sei por onde começar, vc poderia me ajudar compras de materiais etc, dê essas dicas tbém bjusss valeu!!!

Anônimo disse...

oi,Sibele suas dicas são fantastioas adorei.

Anamaria - mãe feliz e babona disse...

Adorei o blog e as dicas! Li num outro blog que posso lixar as falhas do EVA. Estou tentando fazer mascaras de herois para o bolinho do meu filho e estou sofrendo no corte.
Alguma dica?

MARINA MUAKAD disse...

estou muito tempo na net e não acho nenhum site ou blog que me dÊ passo a passo como trabalhar com eva. Estou com um ateliê em casa, e estou recebendo pedidos com eva. Gostaria de algumas dicas, por exemplo vejo muitos trabalhos como bonecas etc que tem a cabeça bem redondinha, vejo o eva fazendo caxinhos de cabelo, resumindo fazendo o formato que queremos. Sou apaixonada por esse material. Por favor me ajudeeeeee :D SOCORROOOO

Obrigada Marina Muakad
Marina.muakad@gmail.com

Anônimo disse...

muito obrigada vc me ajudou muito deus lhe abencoe